Blue Valentine

Um filme com Ryan Gosling e Michelle Williams jamais poderia ser ruim. Blue Valentine (no Brasil veio como “Namorados para sempre”) é uma produção de  2010 do diretor Derek Cianfrance. E é parte dos meus filmes preferidos sobre o amor… Eles estão longe de ser contos de fadas, são filmes sobre a vida real, sobre o amor real, sobre sentimentos reais. Eu prefiro falar sobre eles, as comédias românticas americanas e os contos de fadas já têm muitos entusiastas e não precisam de mais marketing.

BV01

O filme transita entre o hoje desgastado relacionamento de Cindy e Dean e o ontem mágico. O casal já tem uma filha e está em uma fase complicada, o desgaste da rotina, a frustração da diferença das visões de mundo. O que era mágico, não é mais. O que era o maior charme do outro, passa a ser o maior alvo de irritação. Ele pintor e ela enfermeira, tentam passar pela crise no relacionamento com pouca tolerância, pouca paciência e muito sofrimento que às vezes se confunde com indiferença. Com uma trilha sonora maravilhosa, atuações impecáveis, ângulos  inusitados e um roteiro envolvente, é inevitável não lembrar de uma experiência pessoal ou de alguém que conhece. Onde vai parar a mágica dos inícios?

BV 03

Causa incômodo em quem vê porque ter a verdade esfregada na cara pode ser bem provocador, por isso filmes desse tipo muitas vezes são repudiados pelo público geral. É o “felizes para sempre” que as pessoas querem ver, ainda que saibam que isso é uma ilusão e que relacionamentos perfeitos não existem, mas há uma tendência em usar o cinema para se encher de uma esperança ingênua que se transforma em frustração depois. Pra onde vai o amor quando o desgaste dá as caras? O fim de uma crise pode ser em uma separação, mas pode também ser em um reajuste e uma volta aos trilhos rumo a um relacionamento duradouro e sólido, mas qual foi o fim de Dean e Cindy? Assistam 🙂

blue-valentineee

BV 05

Gosto de Blue Valentine pela naturalidade e veracidade das cenas e momentos. As cenas do início são simples e encantadoras, os momentos de crise são intensos e angustiantes.  Dá uma dorzinha ver duas pessoas que ainda se amam tentando aceitar que não funcionam mais juntos e despertando pra tantos “defeitos” que sempre estiveram lá, mas que nunca incomodaram tanto simplesmente porque o encantamento era muito maior. É difícil sair ileso desse filme porque é muita veracidade, é muita realidade. Dos mais apaixonados aos mais desiludidos: todos vão ficar mexidos com Blue Valentine.

Uma das minhas cenas preferidas <3
Uma das minhas cenas preferidas ❤

 

Segue lá também: Instagram | Facebook | Twitter

9 respostas para “Blue Valentine”.

  1. Avatar de isabellamarques
    isabellamarques

    Amo a Michelle Williams desde a época de Dawson’s Creek e gosto da forma natural com que ela trata todos os personagens. Ryan também tem essa mesma característica. Já comecei a assistir a esse filme e agora vou terminar, com certeza. Obrigada!

  2. Avatar de Mariana
    Mariana

    Amo esse filme. Parabéns por conseguir falar dele tão bem, Hari.
    Destaque pra trilha sonora maravilhosa do Grizzly Bear, que é uma banda incrível.

  3. Avatar de goulartnine
    goulartnine

    Hari, vc já assistiu Take This Waltz? Também é com a Michelle Williams e fala mais ou menos sobre o mesmo tema.. Recomendo!

  4. Avatar de isabellamarques
    isabellamarques

    Tá bom. Acabei de assistir e tô chorando. Entrou na minha lista de filmes preferidos sobre o amor, com toda certeza!! Mais uma vez, obrigada pela indicação.

  5. Avatar de Pamella
    Pamella

    Essa dancinha dela ❤️

  6. Avatar de mariana (@mariiianav)

    Amei esse filme, acabei de assistir. É de cortar o coração, mas são tantas verdades haha. Como vc disse, as cenas são tão naturais e atuação é incrível! Realmente impossível sair ileso. Adorei a indicação! Continue indicando mais filmes hehe

  7. Avatar de gabrielagaldinog
    gabrielagaldinog

    Foi o filme que mais chorei na vida, sério! Estava em um final de relacionamento também ( e ainda não sabia) e foi muito bem esfregado na minha cara. Eu não gosto dela desde Dawson’s e chorei mais ainda. Sempre que pergunto se alguém viu a resposta é negativa e fico frustrada, acho que me senti assim também pela ideia errada que o nome do filme em português) dá. Enfim, lendo o post deu um nó na garganta novamente…

  8. Avatar de Thamires Oliveira

    Ahhh esse ator ♥ esse filme ♥
    Concordo com seu ponto de vista, não tem como ser tocado por Blue Valentine!

  9. Avatar de Bárbara
    Bárbara

    Filme lindo! Você já viu “Alabama Monroe”? Se não, tenho quase certeza que vai gostar. O filme é belga e em flemish, o que já dá toda uma vibe exótica. A fotografia foi uma das mais lindas que já vi e também retrata o amor desse jeitão cru. Ah! E a trilha sonora é demais! Vale a pena 🙂

Deixe um comentário

Eu sou Hariana Meinke

Há mais de 20 anos postando aleatoriedades na internet pelo simples prazer em compartilhar, desde muito antes de saber que poderia ser um trabalho. Agora é, mas o que me mantém aqui de verdade é a alegria em dividir.

Let’s connect